terça-feira, setembro 20, 2005

O mundo não se transforma no acto isolado da compra.



O que é que vem substituir a Nike?

Uma marca politicamente correcta que se preocupa com o ambiente, com as condições de trabalho, com a cultura Humana?

Acho muito bem, gosto desta ideia de marcas socialmente comprometidas, mas está-me a parecer que estas novas marcas ecológicas são mais um produto que cresce dentro deste capitalismo, e que vem provar que existe lugar para todos, ideia falsa. E o pior, aquietar os descontentes e revoltados com o sistema capitalista.
Acho mais eficiente a estratégia do “buy nothing day”, este dia sugere-me o seguinte pensamento:

O dinheiro só é importante porque lhe dás importância, experimenta viver sem dinheiro.


Claro que vejo um lado positivo nestas marcas : o desenvolvimento de uma publicidade militante, associando a um produto preocupações que vão muito para além do lucro. Esta publicidade é útil à tomada de consciência dos nossos actos enquanto consumidores.

O mundo não se transforma no acto isolado da compra. Será que estou enganada?

Deixo-vos com o artigo, tirem as vossas conclusões.
Does Media Activism have a future?
http://www.adbusters.org/big_ideas/viewforum.php?f=6

<< topo